kanban

Metodologia

A solos adota a metodologia Kanban, desenvolvida no Japão, para simplificar o gerenciamento de tarefas em equipe, ganhando em agilidade e eficiência. Usualmente kanban é escrito em japonês em kanji 看板, mas também pode ser grafado em katakana カンバン, onde kan, 看 カン, significa “veja”, “visual”, “visível” e ban, 板 バン, significa “cartão” ou “placa”. A Toyota foi a primeira a empregar a metodologia ágil para desenvolver projetos automobilísticos, mas o método evoluiu e foi adaptado pelos norte-americanos com o Scrum.

A Solos utiliza uma ferramenta online chamada agixx para organizar suas tarefas de comunicação interativas. O agixx utiliza o formato tanto do Kanban quanto do Scrum, que é dispor as etapas de um projeto em cartões que evoluem no tempo. Isso permite que todos os envolvidos acompanhem a evolução das tarefas e o cliente,por sua vez, possa interagir com os realizadores das ações, aportando suas opiniões ou definindo suas escolhas.

O agixx é uma ferramenta de colaboração ágil, que permite organizar vários projetos e torná-los mais fáceis de planejar, realizar, acompanhar e compartilhar. O sistema foi desenvolvido para organizar tarefas de comunicação, marketing, Relações Públicas, relacionamento com a mídia e tudo mais que tenha a ver com a imagem e o conceito de uma entidade, empresa, corporação ou instituição pública ou privada.

O Agixx permite organizar as tarefas dentro de “organizações”. Exemplo: em uma Prefeitura pode haver diferentes secretarias com projetos que precisam ser divulgados para a população. Cada secretaria será uma organização.

No agixx, as organizações podem ter um ou mais quadros (displays, boards) para afixar as tarefas. As tarefas são mostradas em listas que correspondem ao andamento do projeto. As listas expõem os cartões, onde são mostradas as tarefas, seus participantes, a documentação (textos, imagens, gráficos, planilhas etc.) e outros atributos relativos ao projeto.

O agixx tem muita proximidade com o trello (trello.com), mas seu foco é, principalmente, tarefas de comunicação e marketing de relacionamento. Por isso, são atribuídos perfis para os usuários de acordo com seu envolvimento no projeto, tais como clientes, administradores, colaboradores, visitantes e cada qual com visões e atribuições diferenciadas de acordo com sua função, para facilitar a abordagem dos participantes no projeto.

Uma das diferenças entre o trello e o agixx tem relação à exclusão de participantes de um projeto. O patrão do projeto, no agixx, pode excluir qualquer membro a qualquer momento, sem necessidade de solicitar que o participante se retire por livre e espontânea vontade, coisa que não é possível no trello, podendo criar situações de constrangimento no desenvolvimento de processos quando um determinado participante deve ser eliminado da organização.

Outra vantagem do agixx é que os dados do projeto são armazenados no servidor do cliente permitindo acesso aos arquivos fonte. Isso garante total privacidade do conteúdo do banco de dados, coisa que não é possível no trello.

As 10 principais vantagens do agixx sobre outros sistemas similares, como o trello, são: a) o agixx mantém os dados do cliente em seu próprio servidor, garantindo privacidade e segurança sobre as informações do banco; b) o agixx conta com quatro diferentes perfis de utilizadores, com características específicas. São eles: administrador, colaborador, cliente e visitante; c) o agixx possui um sistema interno de comunicação (chat) que facilita a interação dos participantes do projeto; d) o agixx pode ser customizado com as características do cliente; e) o administrador do sistema pode incluir ou excluir, ativar ou desativar qualquer participante de seus ambientes de trabalho, podendo reativá-los caso seja necessário; f) o agixx permite transferir conteúdos de um participante para outro; g) o agixx não tem limite de participantes por projeto; h) todos os eventos registrados no sistema ficam guardados no banco de dados; i) o agixx é multiplataforma; j) o agixx é privado.

[Total: 5    Média: 5/5]

SHS Quadra 06, conj. A, bloco C, sala 1204

Complexo Brasil 21, Businiss Center Tower

Brasília-DF - CEP 70322-915

Fone/Fax: 55 61 3033 8029